A cirurgia do cólon (intestino grosso), chamada de colectomia é um exemplo do quanto o acesso minimamente invasivo pode ajudar os pacientes e o médico.
Antigamente (eu já faço isso ha mais de 10 anos), o paciente internava no dia anterior, fazia preparo de cólon (semelhante ao da colonoscopia), passávamos acesso venoso central, a cirurgia durava cerca de 4 h, recuperação difícil, dolorida, internação de 3 a 4 dias quando tudo ia bem.
Atualmente com a videolaparoscopia, não fazemos preparo com medicação, internação de no máximo 2 dias, cirurgia de cerca de 1h e meia, alta precoce somente com analgésicos e antiinflamatórios. Em 14 dias os pacientes normalmente voltam as suas atividades.
Existem diversas indicações, entre as principais os tumores de cólon, doença diverticular, endometriose.
Uma equipe treinada e alinhada faz toda a diferença no resultado. Assim como aparelhos de video e matérias que nos ajudam muito.
A Robótica veio recentemente melhorar ainda mais os resultados, dando ao cirurgião uma visão 3D, ergonomia e precisão nos movimentos. Seu beneficio esta principalmente na endometriose profunda e nos tumores de reto baixo (próximos ao anus).
Entre em contato para verificar nossa disponibilidade e solicitar seu agendamento.