Prevenir câncer de intestino é, sim, possível! E isso pode ser feito de várias formas, que diminuem bastante as chances de um tumor maligno aparecer ou se alastrar. Confira a partir de agora tudo sobre o assunto.
Primeiro, podemos citar os exames preventivos, que costumam ser indicados para pessoas a partir de 50 anos – ou menos, se houver histórico familiar da doença. Como o câncer de intestino (também chamado de colorretal) quase sempre se desenvolve a partir de pólipos que crescem na parede do intestino, reto e ânus, os exames conseguem detectar e retirar essas lesões benignas. O exame de sangue oculto nas fezes pode identificar sangramentos que indicam pólipos e tumores no órgão.
Outros exames que costumam ser solicitados pelo médico são a colonoscopia, radiografia com contraste e a tomografia computadorizada. Estudos feitos nos Estados Unidos apontam que a realização de exames preventivos de rotina diminuiu em pelo menos um terço os índices de fatalidade do câncer de intestino.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer colorretal é o terceiro mais incidente no Brasil entre os homens, e o segundo entre as mulheres. Por ano, são diagnosticados cerca de 40 mil novos casos.
Alimentação balanceada
Uma dieta saudável é outro ponto-chave para prevenir o câncer colorretal. Consumir frutas, verduras, legumes, cereais integrais e alimentos ricos em fibras ajuda a manter a saúde do intestino.
O excesso de carnes vermelhas e processadas está associado a um risco elevado desse tipo de câncer, assim como alimentos embutidos, que devem ser evitados. A maneira de preparar carnes também é importante: prefira assada, ensopada ou cozida, pois as temperaturas mais elevadas da fritura ou grelhado liberam fumaça com alta concentração de substâncias cancerígenas.
Prática de exercícios e controle do peso
Exercícios físicos regulares trazem uma série de benefícios para o organismo, inclusive diminuindo os riscos de câncer. Aliados à dieta balanceada, ajudam no controle do peso e aumentam a resistência a doenças de todo o tipo.
Outra orientação importante é passar longe do cigarro e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Sintomas do câncer de intestino
Alguns sinais que podem indicar câncer de intestino são:
– Sangue nas fezes;
– Alteração na forma das fezes;
– Diarreia, prisão de ventre ou alteração entre ambas;
– Sensação de evacuação incompleta;
– Perda de peso sem causa aparente;
– Sensação constante de fraqueza e cansaço;
– Diagnóstico de anemia;
– Dor ou desconforto abdominal;
– Presença de massa abdominal, que pode ser indicativa de tumor.
Por isso, na ocorrência de um ou mais sintomas, é preciso procurar um especialista para fazer uma avaliação mais detalhada do quadro do paciente. O diagnóstico precoce é importante para evitar que a doença progrida.
O tratamento pode envolver medicamentos, cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Os tumores precoces, por exemplo, costumam ser curados pela remoção endoscópica. Já em casos mais avançados, requerem cirurgia.
Em tumores localizados no reto, a realização de quimioterapia associada à radioterapia é uma opção, antes da escolha da cirurgia. Em outros casos, pode ocorrer a regressão completa do tumor do reto com quimioterapia e radioterapia.
Leave a Reply