DR. GUSTAVO RACHID Especialista em Cirurgia Digestiva

Gastrite pode virar úlcera - cuidados que devem ser tomados

A gastrite, inflamação no revestimento interno do estômago, é uma doença que além do desconforto e dores, pode levar a quadros mais graves, como úlceras, se não for tratado da maneira certa.

 

E a gastrite é assustadoramente comum: segundo a FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia), cerca de 70% da população brasileira tem algum tipo da doença.

 

Seja ela aguda, que ocorre normalmente a partir de um agente específico – como uma bactéria, vírus ou uso de remédios que irritam o estômago –, ou crônica – mais associada ao estilo de vida, com forte influência de fatores como alimentação, estresse e sedentarismo –, ela precisa ser diagnosticada o quanto antes para início do tratamento.

 

Sintomas da gastrite

 

Alguns sinais podem indicar o problema, entre eles:

 

– Indigestão;

– Azia;

– Queimação na parte superior do abdômen;

– Dor intensa no estômago;

– Perda de apetite;

– Distensão abdominal;

– Náuseas;

– Vômito.

 

Quando a gastrite pode virar úlcera

 

Se a gastrite não for tratada e o quadro se estender por longos períodos, ela pode se transformar em uma úlcera, ou seja, uma lesão em algum órgão do sistema digestivo.

 

Em casos de gastrite e refluxo, podem surgir ter três tipos de úlcera: gástrica, duodenal e esofágica. A primeira se desenvolve no estômago; a segunda, no início do intestino delgado; e a terceira ocorre dentro do esôfago.

 

A úlcera gástrica causa uma ferida mais profunda na parede do estômago, ocasionando dores persistentes e mais intensas. Já a aparição da úlcera estomacal e duodenal está associada à bactéria Helicobacter pylori ou à ingestão de medicamentos, principalmente os anti-inflamatórios. Tabagismo, consumo exagerado de bebida alcoólica e fatores genéticos também são fatores de risco.

 

A úlcera é uma doença mais grave que a gastrite, e causa sintomas como:

 

– Vômitos com presença de sangue;

– Sensação de queimação ou dor na parte entre o umbigo e o esterno, quando o estômago está vazio;

– Fezes com cor escura ou presença de sangue;

– Dor no peito;

– Fadiga;

– Perda de peso.

 

Cuidados para evitar a gastrite e úlcera

 

A alimentação pode fazer toda a diferença para aliviar quadros de gastrite. Alguns alimentos que devem ser privilegiados no dia a dia são:

 

Legumes e verduras cozidos ou refogados.

– Frutas vermelhas como morango, framboesa e mirtilo;

– Peixes (sardinha, salmão, truta);

– Carnes grelhadas;

 

Por outro lado, ingerir gorduras hidrogenadas, café em excesso, refrigerante, embutidos, enlatados, leite e , frutas cítricas, alimentos picantes e com excesso de sal podem causar e agravar a doença.

 

Aliada à alimentação,prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis, evitando situações de estresse, evitam o problema.

 

Dependendo do grau de gravidade da doença, o tratamento é feito com a introdução de medicamentos inibidores da bomba de prótons, para reduzir a produção de ácidos no estômago e melhorar a proteção da mucosa, permitindo diminuição da inflamação e cicatrização da mucosa. Casos mais complexos, com detecção de bactéria, exigem o uso de antibióticos.

 

Somente um especialista pode fazer uma avaliação precisa e indicar o tratamento seguro de gastrites e úlceras.

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Dr Gustavo Rachid
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.