O aparelho digestivo é o sistema responsável pela digestão dos alimentos, nutrição do corpo humano e eliminação de resíduos que não são utilizados pelo organismo. Saiba mais sobre suas funções e importância a partir de agora.
Assim como os sistemas respiratório e circulatório, o digestivo é formado por um conjunto de órgãos que atuam, direta ou indiretamente, no processo de digestão. Ao ingerir um alimento ou líquido, o aparelho digestivo irá transformá-lo em pequenas partículas, absorver os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo e expelir aquilo que não tem utilidade.
Órgãos do aparelho digestivo
O sistema digestivo engloba os órgãos envolvidos no processo de digestão e absorção de alimentos: boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O aparelho digestivo começa a funcionar quando um alimento entra na boca. Durante a mastigação, a comida é triturada em pedaços menores e se mistura com a saliva. A língua ajuda a empurrá-lo pela garganta, na qual está localizada a epiglote, válvula que protege a traqueia, evitando que a comida caia no sistema respiratório, seguindo o caminho certo até chegar ao esôfago.
Ali inicia o processo digestório, com contrações involuntárias (chamadas movimentos peristálticos) que levam o alimento até o estômago, onde será misturado ao suco digestivo e passará para o intestino delgado. É nessa etapa que ocorre a absorção de nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, que fornecem energia, crescimento e reparação celular.
Os resíduos que não são aproveitados pelo organismo continuam sendo empurrados até chegarem ao intestino grosso, onde se misturam à água e forma as fezes que serão evacuadas.
Outras funções do aparelho digestivo
Como vimos, o aparelho digestivo é fundamental para a sobrevivência e o bem-estar das pessoas. E além das suas três funções mais relevantes: digestão, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos, ele ainda contribui de outras formas, como:
– Imunidade: o aparelho digestivo tem papel importantíssimo no sistema imunológico. A microbiota intestinal, composta por microrganismos, atua na proteção contra doenças e na regulação da resposta imune.
– Regulação do metabolismo: os nutrientes absorvidos são importantes para a produção de energia e para as funções metabólicas que mantêm o corpo funcionando.
– Equilíbrio hidroeletrolítico: a digestão e a absorção de água e eletrólitos como sódio e potássio ajudam a manter o equilíbrio hídrico do corpo.
– Interação com o sistema nervoso: o eixo intestino-cérebro pode afetar o humor e a saúde mental, por isso a importância da saúde digestiva para o bem-estar psicológico.
Como manter a saúde do aparelho digestivo
Para evitar doenças como refluxo gastroesofágico, gastrite, dispepsia funcional (indigestão), a constipação (intestino preso) e Síndrome do Intestino Irritável – as mais comuns segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia –, não tem muito segredo.
Manter uma dieta equilibrada (rica em fibras), praticar exercícios físicos com regularidade, dormir bem, se manter hidratado e reduzir os níveis de estresse são hábitos que auxiliam a saúde do aparelho digestivo e do corpo, em geral.
E em casos de desconfortos, é importante procurar um gastroenterologista para avaliar o quadro e buscar alternativas para mais qualidade de vida e saúde.
Leave a Reply