Apendicite é uma urgência cirúrgica comum. Cerca de 7% da população pode ter essa situação em alguma fase da vida. Existem dois picos de idade em que ocorre com mais frequência, na adolescência (12 – 18 anos ) e na fase adulta, em torno dos 40 anos.
Após essa idade normalmente o apêndice diminui de tamanho e a incidência fica mais rara.
A função do apêndice parece estar ligada a nossa flora intestinal e também ao sistema imune do intestino. Ele fica no começo do intestino grosso, numa região chamada ceco. Tem um fundo cego (não tem saída) e quando fica obstruído por fezes endurecidas (chamamos isso de fecalito) ocorre a inflamação do órgão.
A cirurgia da retirada do apêndice depende diretamente do estágio de sua inflamação. Em casos iniciais é bem tranquila e rápida com internação menor que 24 horas e no pós cirúrgico somente uso de analgésicos são suficientes.
Já em casos de inflamação muito grande com contaminação da cavidade abdominal fica mais complicada, com uso de antibióticos, drenos e internação mais prolongada.
Em ambos os casos preferimos o acesso por videolaparoscopia, procedimento de endoscopia no qual se visualiza a cavidade abdominal por meio de uma videocâmara, nos dando um acesso amplo a toda a cavidade, permitindo uma limpeza adequada e uma cirurgia segura.
Normalmente são necessárias 3 incisões, sendo uma de 12 mm, uma de 10 mm e outra de 5 mm, sendo suficientes para esse procedimento.
Entre em contato para verificar nossa disponibilidade e solicitar seu agendamento.