A chamada Gastrectomia é o procedimento que fazemos para retirar uma parte ou estômago inteiro. Sua principal indicação hoje é nos casos de câncer do estômago.
Até a década de 90 fazia-se muita gastrectomia por úlcera de estômago ou duodeno, porém com a evolução dos remédios e o desenvolvimento do omeprazol e seus derivados essa indicação tem caído cada vez mais.
O câncer de estômago tem diminuído sua incidência e seu diagnóstico tem sido bem mais precoce devido ao acesso ao exame de endoscopia digestiva.
A cirurgia em si tem baixos índices de complicações devido ao fato desse órgão ser muito vascularizado e assim facilitar a sua cicatrização.
Perfeitamente factível por vídeo, e já bem padronizada, a Gastrectomia videolaparoscopica é um procedimento no qual fazemos 5 pequenas incisões, com duração média de 2 horas e com internação média de 2 dias.
Recentemente a Róbotica veio acrescentar muito na qualidade cirúrgica facilitando a retirada dos linfonodos (gânglios) na cirurgia por câncer, auxiliando, dessa maneira, a avaliação médica a respeito da evolução e das prováveis consequências da doença no futuro.
Entre em contato para verificar nossa disponibilidade e solicitar seu agendamento.