A videocolecistectomia consiste na retirada da vesícula biliar utilizando um aparelho de videolaparoscopia, procedimento de endoscopia no qual se visualiza a cavidade abdominal por meio de uma videocâmara.
Desde o começo dos anos 80 – aqui no Brasil meados de 90 – essa cirurgia vem sendo feita de maneira rotineira por vários serviços de cirurgia. Apesar de tanto tempo, mais da metade das colecistectomias no Brasil ainda é feita de maneira convencional, ou, seja por incisão da parte superior direita do abdome.
Nesse procedimento são utilizadas quatro pequenas incisões sendo duas de cerca de 1 centímetro no umbigo e na parte superior central do abdome, e duas de cerca de 5 milímetros do lado direito do abdome. Começamos pelo umbigo onde colocamos um dispositivo para passar os instrumentos (trocarte) e iniciar a colocação de gás (CO2) no abdome, para criarmos o espaço necessário para fazer a cirurgia.
A seguir colocamos as outras punções para expor a vesícula do leito hepático e proceder sua retirada.
Normalmente ela sai por uma das incisões de 1 centímetro após a retirada dos cálculos do seu interior.
A internação é curta, na maioria das vezes com alta no mesmo dia da cirurgia.
A recuperação não demora mais que 10 a 14 dias, sendo que usamos somente analgésicos e antiinflamatórios no pós.
Anestesia sempre geral com equipe integrada e alinhada ao nosso padrão.
Em casos de vesícula inflamada/infectada às vezes é necessário uso de antibióticos por tempo mais prolongado. Nesses casos também a cirurgia fica tecnicamente mais difícil pois os tecidos ficam inflamados e se fragmentam facilmente.
Entre em contato para verificar nossa disponibilidade e solicitar seu agendamento.