O aparelho digestivo – responsável pelo processo de conservação de alimentos e bebidas em partes menores para que o corpo possa usá-los como fonte de energia, forma e alimentar as células – tem algumas características interessantes que são desconhecidas de muitas pessoas.
Composto pela boca, faringe, esôfago , estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, o sistema digestivo relacionado a todo o corpo e é conhecido até como um “segundo cérebro”. Isso mesmo: o intestino tem maior quantidade de neurônios fora do cérebro e pode funcionar “sozinho”.
Confira agora outras 5 curiosidades sobre o aparelho digestivo:
1- O estresse pode gerar problemas intestinais
Entre 80% e 90% da serotonina do corpo é encontrada no trato gastrointestinal. Esse neurotransmissor afeta muitas funções corporais, como o peristaltismo intestinal (movimento para empurrar o bolo alimentar para a digestão), e também está associado a transtornos psiquiátricos. A redução de sua concentração influencia o humor, podendo gerar ansiedade e depressão.
2- Barulhos vindos da barriga nem sempre são sinal de fome
Os movimentos musculares (peristálticos) do estômago também podem ser o motivo para o “ronco”. Eles fazem com que o bolo alimentar se com os sucos e ácidos gástricos, quebrando e impedindo o tamanho da mistura do alimento para facilitar sua ingestão.
3- O tamanho do estômago de uma pessoa pode mudar
Isso ocorre dependendo da quantidade de alimento que ela ingere. Ele é um órgão elástico com capacidade para cerca de 50 ml quando está vazio. Ele pode aumentar o volume em 80 vezes, o que equivale a 4 litros de capacidade.
O intestino delgado tem uma variação de até três vezes entre indivíduos , e o das mulheres chega a ser 10% maior. Outra curiosidade é que se o intestino delgado e o intestino grosso fossem esticados, eles ocupariam uma área aproximada de 250 metros quadrados, equivalente ao tamanho de uma quadra de tênis.
4- 70% das células do sistema imunológico vivem no intestino
Por isso, pessoas com problemas intestinais ficam mais vulneráveis a doenças comuns, como gripes e resfriados, por exemplo. O intestino tem o maior conjunto de linfócitos do corpo humano , e eles são as principais células de defesa do organismo, capazes de criar uma barreira de proteção para reagir a agentes invasores.
5- O estômago tem uma autoproteção para não digerir a si mesmo
O órgão produz uma nova camada de muco a cada duas semanas. Com isso, consegue proteger as paredes internas das pepsinas e do ácido clorídrico contido no suco gástrico que produz, evitando que ele digira a si mesmo!
Como manter o aparelho digestivo saudável
– Faça atividades que reduzam o nível de estresse, como meditação, ioga e exercícios físicos;
– Tenha uma dieta saudável e diversificada, rica em fibras , para fortalecer o microbioma intestinal e evitar seu desequilíbrio;
– Boas noites de sono também ajudam a manter a saúde do sistema digestivo. Tente manter uma rotina para ajustar seu relógio biológico e ter um sono de qualidade.
Como vimos, manter a saúde do aparelho digestivo é fundamental para uma boa qualidade de vida. Por isso, faça check-ups periódicos e tenha o acompanhamento de um profissional quando suspeitar de algum problema.
Estou à disposição sempre que precisar!
Deixe um comentário