DR. GUSTAVO RACHID Especialista em Cirurgia Digestiva

Você tem refluxo ácido?

O refluxo ácido (também chamado de refluxo gastroesofágico) é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, que costuma causar queimação, azia e gosto azedo/amargo na boca e garganta.

 

O refluxo ácido é diferente do fisiológico, bastante comum em bebês, que ainda estão desenvolvendo seu sistema digestivo. Apesar de ser uma condição que incomoda bastante, podendo durar anos, para desespero dos pais, o refluxo fisiológico não costuma ter consequências mais graves e não deve haver preocupação se a criança estiver ganhando peso e não tiver outros sintomas de alerta.

 

Nos adultos, se não for tratado, o refluxo ácido podem causar úlceras e cicatrizes na parede do esôfago, além de complicações como inflamações e até desgaste dos dentes. Em quadros mais graves, pode gerar câncer no esôfago.

 

Quando o problema se torna crônico, os especialistas consideram que o paciente desenvolveu a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), uma das mais comuns patologias digestivas, que afeta aproximadamente 16% da população brasileira.

 

A repetição dessa condição pode gerar outros problemas relacionados, principalmente inflamações como faringite, laringite, otite e sinusite.

 

Sintomas de refluxo ácido

 

– Queimação subindo da boca do estômago até a garganta;

– Sensação de alimentos voltando do estômago para a boca; 

– Gosto azedo/amargo na boca;

– Sensação de bolo na garganta;

– Azia, náusea e vômitos;

– Dor torácica intensa;

– Doenças pulmonares de repetição, como pneumonia, asma e bronquite;

– Tosse, rouquidão ou pigarro frequente;

– Dificuldade para engolir alimentos.

 

Esses problemas podem surgir por fatores como alterações no esfíncter que separa o esôfago do estômago; hérnia de hiato provocada pelo deslocamento da transição entre o esôfago e o estômago; fragilidade das estruturas musculares da região ou fatores genéticos.

 

Pacientes com quadros mais graves podem ter a sensação de afogamento noturno, quando volta uma grande quantidade de ácido em direção à boca, ou espasmo de glote, quando uma contração muscular fecha a glote (espaço entre as pregas vocais) e causa sensação de asfixia.

 

Tipos de tratamento para refluxo

 

Quando há suspeita de refluxo, o médico faz uma avaliação clínica e pode solicitar exames como endoscopia, colonoscopia, ultrassom e pHmetria.

 

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da gravidade do refluxo. O médico pode indicar remédios para reduzir a acidez no estômago e indicar algumas mudanças de hábito. Algumas medidas que auxiliam a aliviar o incômodo são:

 

– Perder peso;

Evitar alimentos e bebidas que irritam o sistema digestivo (bebidas alcoólicas e gaseificadas, café, alimentos ricos em gordura, cítricos, etc.);

– Fazer refeições mais leves;

– Evitar ingerir líquidos durante as refeições;

– Fracionar a dieta, com menores quantidades de comida em intervalos menores;

– Não se deitar após as refeições;

– Não fumar;

– Praticar exercícios físicos;

– Controlar os níveis de estresse;

– Não usar roupas apertadas na região abdominal;

– Deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo;

– Erguer a cabeceira da cama.

 

A cirurgia para o refluxo gastroesofágico (fundoplicatura) costuma ser indicada nos casos mais graves, em que outros tratamentos não trouxeram melhorias nos sintomas. Somente um médico especializado poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr Gustavo Rachid
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.