DR. GUSTAVO RACHID Especialista em Cirurgia Digestiva

Os diferenciais da cirurgia robótica

Meus pacientes e todos que me acompanham aqui no blog e nas redes sociais sabem que sou um entusiasta da cirurgia robótica.

 

Desde que ela começou a ser utilizada em operações do aparelho digestivo, no final dos anos 1990, ela vem evoluindo, e atualmente é uma excelente opção em vários procedimentos.

 

Cirurgia Bariátrica, hérnias abdominais, refluxo gastroesofágico complexo, colectomia e endometriose são cada vez mais realizadas com o auxílio de robôs. Outros quadros operatórios que podem se aproveitar da cirurgia robótica são a diástase da parede abdominal, vesícula biliar, câncer (colorretal, esôfago), além de cirurgias complexas do pâncreas, fígado e vias biliares.

 

Benefícios da cirurgia robótica

 

Em comparação aos procedimentos “tradicionais”, a cirurgia robótica traz vantagens relevantes, entre elas:

 

– Redução de sangramentos, dores e riscos de infecção;

Mais segurança e conforto para o paciente e o médico;

– Cirurgia mais rápida;

– Cortes menores e menos invasivos;

– Fornece visão tridimensional, em profundidade, do local operado;

– Maior amplitude de movimentos;

– Mais precisão, eliminando possibilidade de tremor;

– Maior precisão para acessar locais mais difíceis de alcançar;

– Menos tempo de internação;

– Recuperação mais tranquila do paciente, com retorno às atividades normais em menos tempo;

– Melhores resultados estéticos.

 

Médico + tecnologia = eficiência

 

Uma das dúvidas de quem procura saber mais sobre a cirurgia robótica é sobre a participação do médico. E sempre precisamos destacar que os robôs são operados pelo cirurgião, ou seja, a tecnologia é um auxílio para o primordial papel do médico, que controla em um console as pinças, acompanhando as imagens das microcâmeras.

 

Para realizar uma cirurgia robótica, o médico precisa passar por treinamentos e se especializar, mantendo capacitação constante para acompanhar as novas funcionalidades das máquinas. E mesmo em casos de imprevisto, a segurança é garantida com um dispositivo que pausa o equipamento.

 

A cirurgia robótica do aparelho digestivo

 

As cirurgias do aparelho digestivo exigem acesso à cavidade abdominal, e o robô facilita a tarefa de separar tecidos e selar vasos, por exemplo, com o médico controlando as pinças articuladas de alta precisão com um joystick.

 

A câmera introduzida por meio de pequenos cortes gera imagens que são enviadas a uma central, sendo processadas em 3D e enviadas a um console ergonômico, no qual o cirurgião pode visualizá-las em alta definição.

 

O robô mais moderno utilizado nas cirurgias conta com quatro braços articulados, que fazem o papel das mãos do cirurgião e do médico auxiliar, permitindo movimentação em 360°.

 

Em uma cirurgia de câncer de pâncreas, por exemplo, dissecções e reconstruções complexas com anastomoses (ligações de veias) são mais bem executadas com o auxílio da pinça robótica, assim como em uma operação de hérnia de hiato, em que a confecção da válvula de dissecção e os pontos internos da reconstrução são feitos com mais precisão e agilidade.

 

Entre em contato para saber mais e, se achar conveniente, aproveitar a segurança e eficiência oferecidas pela cirurgia robótica em procedimentos do aparelho digestivo.

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr Gustavo Rachid
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.