A saúde do sistema digestivo tem um grande impacto no bem-estar e na qualidade de vida. O trato digestivo desempenha uma série de funções vitais, atuando na digestão de alimentos, absorção de nutrientes e manutenção do sistema imunológico.
Composto por um conjunto de órgãos que envolve desde a boca até o intestino grosso, ele é responsável por processar os alimentos ingeridos, aproveitar os nutrientes e eliminar resíduos. Com uma digestão eficiente, temos a energia necessária para as atividades diárias, além dela contribuir para a saúde em geral.
Saiba a partir de agora mais detalhes sobre o assunto, e como agir para manter o funcionamento harmônico do sistema digestivo.
Como citado, os órgãos do sistema digestivo são fundamentais para a vida, contribuindo para:
– Fortalecimento do sistema imunológico: cerca de 70% do sistema imunológico está localizado no intestino, por isso, um trato digestivo em bom funcionamento ajuda a proteger o corpo contra infecções e doenças.
– Absorção de nutrientes: um sistema digestivo saudável garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos adequadamente, evitando deficiências nutricionais.
– Controle de peso: a saúde digestiva impacta o metabolismo e a capacidade de regulação do peso. Problemas digestivos podem levar ao sobrepeso, pois afetam a forma como os alimentos são metabolizados e utilizados pelo corpo.
– Prevenção de doenças: distúrbios como a síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais, Doença de Crohn, diverticulite, retocolite ulcerativa e refluxo ácido afetam a qualidade de vida, e isso pode ser evitado com um sistema digestivo bem cuidado.
– Saúde mental: estudos apontam uma ligação entre a saúde intestinal e a saúde mental. O intestino produz neurotransmissores, como a serotonina, que afetam o humor e o bem-estar, que ajudam a combater a ansiedade e a depressão.
A adoção de hábitos saudáveis é o grande trunfo para a saúde digestiva.
O mais importante é a alimentação balanceada, com dieta que inclua proteínas de origem animal,frutas e vegetais, fundamentais para uma flora intestinal saudável.
A hidratação é outro ponto-chave, pois ajuda a dissolver os nutrientes e facilita o trânsito dos alimentos pelo trato digestivo. Por outro lado, é imperativo evitar alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras hidrogenadas (óleo de soja, milho, canola, girassol etc).
A atividade física regular também tem impacto positivo, estimulando a motilidade intestinal e ajudando a prevenir problemas como a prisão de ventre.
E o controle do estresse é mais uma arma, com a prática de atividades como meditação, ioga e reservar momentos para o lazer e descanso.
No caso de sinais de problemas digestivos – como azia, estufamento, dores abdominais, cólicas e diarreia – é importante procurar um médico para uma avaliação detalhada. Ao cuidar do trato digestivo, a qualidade de vida e bem-estar ficam mais próximos, impactando todas as áreas da vida. Invista em bons hábitos para garantir a saúde digestiva, e conte comigo quando precisar!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Deixe um comentário