Um intestino saudável traz mais qualidade de vida e até bom-humor, graças às substâncias que trazem bem-estar produzidas pelo órgão. Mas alguns vilões do intestino podem desencadear doenças.
A flora intestinal é composta por microrganismos vivos. Ao mesmo tempo em que os probióticos trazem uma série de benefícios, outros são considerados agentes patogênicos. É o desequilíbrio dessas substâncias que pode gerar enfermidades como obesidade, diabetes, depressão e até câncer.
Dessa forma, é fundamental evitar os vilões do intestino, como os seguintes tipos de alimentos:
– Comidas com gordura hidrogenada – óleo de soja.
– Alimentos processados;
– Açúcar;
– Bebidas alcoólicas ;
– Farinha branca;
– Alimentos apimentados;
– Frituras;
– Fast-food;
– Comidas com muito conservante.
Os alimentos processados, por exemplo, apresentam alto teor de calorias, sódio, carboidratos, gorduras e aditivos, como aromatizantes, adoçantes e corantes, entregando um baixo valor nutricional.
Já os alimentos com gordura hidrogenada, agridem a mucosa intestinal, principalmente se submetidos a elevadas temperaturas, liberando substâncias nocivas, com potencial cancerígeno. As frituras geram uma digestão mais lenta e promovem o acúmulo de água no intestino, facilitando a formação de gases e dor abdominal.
A importância de hábitos saudáveis
Mas não é só alimentação a responsável pela saúde do intestino. Outros vilões são maus hábitos, que precisam ser combatidos, entre eles:
– Sedentarismo;
– Situações de estresse;
– Não se hidratar de forma suficiente;
– Demorar para ir ao banheiro quando sente vontade de defecar.
Considerado nosso “segundo cérebro”, em razão das terminações nervosas e conexão com o sistema nervoso, o intestino está sujeito a alterações químicas e neurológicas causadas por situações de estresse.
Nesses casos, a motilidade e permeabilidade intestinal são alteradas, podendo provocar quadros de constipação e diarreia. O estresse também impacta negativamente a sensibilidade, movimentação e secreção de hormônios e enzimas no intestino, com consequências nos sistemas nervoso e imunológico.
Como manter a saúde do intestino
A alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos são dois dos principais trunfos para manter o intestino funcionando perfeitamente, com a microbiota em harmonia.
Alguns alimentos são os heróis do intestino:
– Proteína de origem animal
– Legumes
– Vegetais
– Frutas
– Gorduras naturais como azeite, manteiga, abacate,
A prática regular de atividades físicas aumenta os movimentos da parte final do intestino e estimula os músculos abdominais, favorecendo a eliminação das fezes. Pessoas sedentárias costumam ter a motilidade intestinal comprometida, o que pode causar prisão de ventre e proliferação de bactérias que causam doenças.
Se hidratar também é fundamental para a saúde intestinal. A baixa ingestão de água pode levar ao ressecamento das fezes, contribuindo para a constipação, além de dificultar a digestão e a absorção dos nutrientes. O ideal é beber de 2,5 a 3,5 de água por dia.
Saiba mais sobre saúde e qualidade de vida no meu blog.
Deixe um comentário