DR. GUSTAVO RACHID Especialista em Cirurgia Digestiva

Cirurgias no pâncreas – quais os tipos, e quando é necessária

O pâncreas desempenha um papel fundamental na digestão e na regulação do açúcar no sangue. Essa glândula localizada atrás do estômago produz enzimas digestivas que ajudam na quebra de alimentos no intestino, além de liberar hormônios, como insulina e glucagon, que regulam a glicose no sangue.

 

Se o órgão for acometido de alguma doença, pode ser necessário recorrer a cirurgia. Esses procedimentos são complexos, exigindo uma avaliação cuidadosa e atuação multidisciplinar, com cirurgião e sua equipe, anestesista, intensivista e fisioterapeuta. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado fazer a diferença na recuperação e na qualidade de vida.

 

Saiba mais sobre o tema a partir de agora.

 

Quando a cirurgia no pâncreas é indicada

 

Algumas das condições que indicam a necessidade de procedimento cirúrgico no pâncreas são: 

 

Pancreatite Crônica: caracteriza-se pela inflamação prolongada do pâncreas, podendo causar dor intensa e algumas complicações;

 

– Câncer de Pâncreas: um dos tipos de câncer mais agressivos, muitas vezes só é diagnosticado quando já atinge estágios avançados;

 

– Cistos Pancreáticos: acúmulos de líquido podem causar dor e desconforto;

 

– Tumores Neuroendócrinos: afetam a produção hormonal do pâncreas.

 

Sintomas como dores abdominais, náuseas, vômito, perda de peso, icterícia, urina escurecida, perda de apetite, coloração amarela na pele e olhos, presença de gordura e forte odor nas fezes podem indicar inflamação ou câncer de pâncreas.

 

Por ser bastante agressivo e muitas vezes demorar para ser identificado, é importante fazer o diagnóstico do câncer de pâncreas o quanto antes. O tipo mais comum, o adenocarcinoma, é   responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados, e por 4% do total de mortes causadas pela doença.

 

Tipos de cirurgia no pâncreas

 

Inicialmente, as cirurgias podem ser divididas em três tipos, dependendo do local do órgão a ser operado. As pancreatectomias podem-se caudais, centrais ou cefálicas (duodenopancreatectomia).

 

Há ainda tipos diferentes de procedimentos, de acordo com a condição detectada pelo médico. Os principais são:

 

Pancreatectomia: remoção parcial ou total do órgão. A pancreatectomia distal remove a parte inferior do pâncreas, enquanto a proximal (ou Whipple) envolve a retirada da cabeça do pâncreas, parte do intestino delgado e da vesícula biliar.

 

– Enucleação: remoção de tumores pequenos, preservando o tecido saudável.

 

– Desvios biliares: em casos de obstrução causada por tumores, cirurgia desvia o fluxo biliar.

 

– Drenagem de cistos: procedimento para acabar com dores e evitar possíveis complicações.

 

– Inserção de Stent: permite a permeabilização do duto biliar bloqueado, mantendo-o aberto.

 

– Endoscopia: utilização de técnica menos invasivas para tratar certos problemas como dilatação de ductos ou remoção de cálculos.

 

Atualmente, a realização da cirurgia robótica para a realização de procedimentos como a duodenopancreatectomia é cada vez mais comum, com incisões menores, mais segurança e precisão, proporcionando uma recuperação mais rápida.

 

Pós-operatório da cirurgia de pâncreas

 

A recuperação após uma cirurgia no pâncreas costuma ser tranquila, desde que sejam seguidas as orientações médicas, com consultas de acompanhamento, alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Dr Gustavo Rachid
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.