O câncer de fígado afeta as células e tecidos que formam o órgão do sistema digestivo que ajuda na digestão e na filtragem do sangue. Apesar de raro, os sintomas de câncer no fígado costumam ficar mais perceptíveis em estágios mais avançados da doença, o que pode dificultar o tratamento. Dor, fadiga, inchaço abdominal, pele e olhos amarelados são alguns dos sinais.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o mais comum entre os tumores iniciados no fígado é o hepatocarcinoma (carcinoma hepatocelular). Caracterizado por um crescimento acelerado e anormal das células e tecidos do fígado, ele ocorre em mais de 80% dos casos.
De acordo com o Instituto, foram registrados 6.390 novos casos de tumores primários de fígado no país em 2022, o que corresponde a 2,7% do total de cânceres em homens. Nas mulheres, ele é menos frequente, embora esteja entre os que mais levam a óbito.
Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamentos a partir de agora.
Característica do fígado
O fígado é o maior órgão interno do corpo humano. Formado por hepatócitos e outros tipos de células, executa funções vitais como metabolização de nutrientes e substâncias tóxicas; produção e secreção de bile (suco que quebra substâncias e digere gorduras); produção de substratos como a vitamina K e fatores de coagulação; produção, metabolização e armazenamento de minerais e vitaminas.
É no fígado que são produzidas – e também destruídas – moléculas para obtenção de energia necessárias para o corpo funcionar.
Causas do câncer de fígado
Apesar de não ser possível definir com exatidão o que causa esse tipo de câncer, alguns estudos apontam quadros que podem aumentar as chances de ocorrência, como pacientes:
– Diabéticos;
– Com gordura no fígado;
– Com hepatite B ou hepatite C;
– Que usam anabolizantes;
– Obesos;
– Que consomem álcool excessivamente;
– Com cirrose crônica;
– Com doenças metabólicas hereditárias;
– Que fumam.
Além disso, pesquisas mostram que o contato com aflatoxina (composto tóxico produzido por fungos) e com cloreto de vinila (produto químico usado na fabricação de alguns tipos de plástico) pode gerar a doença.
Outros sintomas do câncer de fígado
Além dos sinais comuns já citados – dor, fadiga, inchaço abdominal, pele e olhos amarelados – outros sintomas que servem de alerta para a ocorrência do câncer de fígado são:
– Presença de massa palpável no abdômen;
– Fraqueza;
– Palidez;
– Coceira generalizada na pele.
– Fezes que saem mais esbranquiçadas;
– Náuseas e vômitos;
– Perda de peso sem causa aparente;
– Perda do apetite;
– Febre recorrente;
– Hemorragias;
– Aumento de tamanho do baço.
Tratamentos para câncer de fígado
Os tratamentos podem variar conforme o tipo de tumor, sua extensão e as condições clínicas do paciente. As possibilidades terapêuticas mais comuns para os casos em estágio inicial são a cirurgia para ressecção completa do tumor (hepatectomia), transplante de fígado (quando a função do órgão está comprometida) e ablação por radiofrequência, alcoolização ou quimioembolização.
Em casos em estágios mais avançados, pode ser indicado uso de medicação, quimioterapia, imunoterapia e terapia antiangiogênica. Em todas as situações, é fundamental contar com um diagnóstico de um especialista.
Leave a Reply