DR. GUSTAVO RACHID Especialista em Cirurgia Digestiva

Câncer de fígado: quais os sintomas?

O câncer de fígado afeta as células e tecidos que formam o órgão do sistema digestivo que ajuda na digestão e na filtragem do sangue. Apesar de raro, os sintomas de câncer no fígado costumam ficar mais perceptíveis em estágios mais avançados da doença, o que pode dificultar o tratamento. Dor, fadiga, inchaço abdominal, pele e olhos amarelados são alguns dos sinais.

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o mais comum entre os tumores iniciados no fígado é o hepatocarcinoma (carcinoma hepatocelular). Caracterizado por um crescimento acelerado e anormal das células e tecidos do fígado, ele ocorre em mais de 80% dos casos.

 

De acordo com o Instituto, foram registrados 6.390 novos casos de tumores primários de fígado no país em 2022, o que corresponde a 2,7% do total de cânceres em homens. Nas mulheres, ele é menos frequente, embora esteja entre os que mais levam a óbito.

 

Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamentos a partir de agora.

 

Característica do fígado

 

O fígado é o maior órgão interno do corpo humano. Formado por hepatócitos e outros tipos de células, executa funções vitais como metabolização de nutrientes e substâncias tóxicas; produção e secreção de bile (suco que quebra substâncias e digere gorduras); produção de substratos como a vitamina K e fatores de coagulação; produção, metabolização e armazenamento de minerais e vitaminas.

 

É no fígado que são produzidas – e também destruídas – moléculas para obtenção de energia necessárias para o corpo funcionar.

 

Causas do câncer de fígado 

 

Apesar de não ser possível definir com exatidão o que causa esse tipo de câncer, alguns estudos apontam quadros que podem aumentar as chances de ocorrência, como pacientes:

 

– Diabéticos;

– Com gordura no fígado; 

– Com hepatite B ou hepatite C; 

– Que usam anabolizantes;

– Obesos;

– Que consomem álcool excessivamente; 

– Com cirrose crônica;

– Com doenças metabólicas hereditárias;

– Que fumam.

 

Além disso, pesquisas mostram que o contato com aflatoxina (composto tóxico produzido por fungos) e com cloreto de vinila (produto químico usado na fabricação de alguns tipos de plástico) pode gerar a doença.

 

Outros sintomas do câncer de fígado

 

Além dos sinais comuns já citados – dor, fadiga, inchaço abdominal, pele e olhos amarelados – outros sintomas que servem de alerta para a ocorrência do câncer de fígado são:

 

– Presença de massa palpável no abdômen;

– Fraqueza;

– Palidez;

– Coceira generalizada na pele.

– Fezes que saem mais esbranquiçadas;

– Náuseas e vômitos;

Perda de peso sem causa aparente;

– Perda do apetite;

– Febre recorrente;

– Hemorragias;

– Aumento de tamanho do baço.

 

Tratamentos para câncer de fígado

 

Os tratamentos podem variar conforme o tipo de tumor, sua extensão e as condições clínicas do paciente. As possibilidades terapêuticas mais comuns para os casos em estágio inicial são a cirurgia para ressecção completa do tumor (hepatectomia), transplante de fígado (quando a função do órgão está comprometida) e ablação por radiofrequência, alcoolização ou quimioembolização.

 

Em casos em estágios mais avançados, pode ser indicado uso de medicação, quimioterapia, imunoterapia e terapia antiangiogênica. Em todas as situações, é fundamental contar com um diagnóstico de um especialista.

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Dr Gustavo Rachid
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.